O 1º Acampamento Nacional da Juventude reuniu na semana de 01 a 05 de fevereiro, em Santa Cruz do Sul (RS) cerca de 1200 jovens de 17 estados brasileiros para discutir os desafios da juventude e como se organizar para superá-los.
O evento reuniu jovens camponeses, estudantes e moradores das periferias urbanas, representantes de movimentos sociais do Brasil e toda América Latina que trocaram experiências e discutiram durante cinco dias como construir um projeto alternativo de sociedade com os temas: O que é ser jovem? O que nos une? Quem somos? O que queremos ser? Com que mundo sonhamos? Como nos organizamos?
O encontro contou com a participação de movimentos sociais como MST, MPA, Frente Popular Dario Santillán (Argentina) e Movimento Nacional Campesino Indígena (Argentina).
No Terceiro dia do acampamento os jovens se deslocaram até a Tranqueira do Rio Pardo para conhecer a história e luta do guerreiro indígena Sepé Tiaraju. Foi lá que, no século XVI, Sepé foi preso em uma das lutas que fez junto com o povo Guarani contra a dominação lusoportuguesa. Combatente e estrategista, Sepé é cria dos Sete Povos Missões e dedicou sua vida a libertar seu povo da opressão gringa.
Entre palestras e debate o acampamento também foi repleto de muita musica, teatro de rua e animação.
Paralelo ao acampamento foi realizada a II Feira e Festa da Agricultura e Agroindústria Camponesa, que contou com a participação do governador do estado do Rio Grande do Sul e a prefeita da cidade de Santa Cruz do Sul, a animação da feira ficou por conta de bandas que tocaram musicas tipicas da região e do grupo paulista de Hip Hop Veneno H2 que é composto por assentados do MST .
Mais Fotos: Clique Aqui
Mais info: levantepopulardajuventude.blogspot.com
Pátria Livre, Venceremos!
Acho que Cuba é um bom lugar pra vocês. Concordam?